Ética
“A ética é a teoria que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade”, ou seja, é a ciência da moral. É fluida, pois é encarregada de investigar e explicar o comportamento humano levando em conta sua totalidade, diversidade e variedade de forma atemporal, logo, não apenas descrever. Por incluir essa característica atemporal, tem garantido seu caráter científico (ou teórico) e evita que seja classificada como uma disciplina simplesmente pragmática. Contudo, a moral é o comportamento adquirido pelo homem através do ambiente externo modificado por ele, que molda um mundo com padrões humanos e transforma a própria natureza, ou seja, integra seus costumes.
A ética atua como toda teoria: explicando, esclarecendo ou investigando uma comunidade e elaborando conceitos correspondentes. O profissional da ética age como um mediador do comportamento moral do homem e da comunidade que o cerca, de modo que sempre permaneça imparcial, racional e profissional, ou seja, não tem por direito formular juízos de valor sobre os costumes (prática moral)de outras culturas ou épocas sem que haja um prévio juízo de fato, porque afinal, isso é ciência.
A palavra "ética" vem do grego ἠθικός (ethikos), e significa aquilo que pertence ao ἦθος1 (ethos), que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter"2 .
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.3 4
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou