Ética
ÉTICA CONCORRENCIAL UNIDADE RS
CLAUNEI CARVALHO SZCZEPANIAK
PELOTAS
2013
CLAUNEI CARVALHO SZCZEPANIAK
ÉTICA CONCORRENCIAL
UNIDADE RS
Trabalho de avaliação curso de Ética Concorrencial Orientação: Prof. João Antonio Pintos Araujo
PELOTAS
2013
O trabalho que apresento são comentários baseado no texto de João Ubaldo Ribeiro que foi escrito em 18 de Julho de 2007 e apresentado pelo professor desta disciplina, para que se aponte pelo menos cinco comportamentos incorporados a sociedade brasileira que prejudicam o desenvolvimento do país como Nação juntamente com cinco práticas comportamentais que ferem a ética profissional que estaão inseridas no texto.
O escritor, João Ubaldo Ribeiro, nos traz no texto a constatação de uma realidade, de que como brasileiros, deveríamos ter vergonha, e acho que muitos deverão ter, mas na verdade, por já ser um hábito, nos sentimos incapacitados de modificar esta realidade constatada e acabamos nos frustrando, porque um comportamento ou atitude errada acaba sendo considerado normal e não há o que se possa fazer.
Os atos dos políticos que são nossos representantes e as pequenas atitudes do dia a dia que nos vemos realizando, muitas vezes, agindo de maneira semelhante, talvez por não haver nenhum tipo de punição ou um regramento que se cumpra com igualdade de condições a todos.
Sabemos que em outros países há um maior respeito com o dinheiro público e o bem comum, muito embora não é raro ser divulgado que há casos de corrupção envolvendo empresários e políticos no exterior, mas o que se sabe, é que, aqueles que são pegos as vezes chegam até a se suicidar, pois, não suportam a vergonham e não tem coragem de continuar convivendo nas suas sociedades. Estas atitudes extremas, no meu entender, são baseadas na cultura do povo e no significado do seu