Ética
Para o autor Berger os componentes não sociais da experiência da criança são as sensações que ela sente em seu corpo como: a fome, o gosto, o conforto, o desconforto, o frio, o calor e outros aspectos físicos.
Porém, é verdadeiro que um bebê não consegue, por exemplo, se alimentar sem a ajuda de alguém. A criança nos primeiros anos de vida não sobreviveria sem alguém cuidando dela. Com o tempo ela vivencia uma interação com o próprio corpo e com o meio que vive, e desenvolve relações com o outro a partir do momento que começa a diferencia-lo.
É muito importante o papel da sociedade na formação de um indivíduo. Visto que o processo de socialização,são, os modos de viver de um determinado grupo, esse processo têm diferentes maneiras conforme o espaço, tempo, cultura, religião,etc.
O indivíduo é o que a sociedade impõe e considera certo ou normal. Os valores, os comportamentos são passados de geração em geração e sendo assim influenciados na sua formação.
Os termos de alienação em que o individuo pensa, age mediante uma ação de uma sociedade e que somente a conscientização e ação do indivíduo mediante essas imposições fará com que ele possa agir e modificar o ambiente em que vive.
Para a educação os indivíduos aprendem com as facilidades que lhe são impostas, ou seja, eles estão condenados à alienação. Um exemplo são as ações governamentais como a bolsa família, bolsa cidadão entre outras facilidades para que a pessoa se acomode e aceite as imposições dos poderes da sociedade ( políticos ).