Ética
A Ética Normativa baseia-se em normas da convenção corporativa que regem o ato profissional, através de um código de conduta, estabelecido pela associação de representação dos profissionais.
Entendem-se como convenção social os valores contemplados por uma sociedade em razão de sua matriz cultural e como convenção corporativa os valores contemplados por uma profissão.
Ética Normativa e Descritiva está faltando o conceito de >
Ética Descritiva "que é representada pelos fatos regendo os atos, isto é o profissional deve ter a consciência de que um acontecimento qualquer será capaz de orientar um ato profissional". Exemplo: quando ocorre algum conflito urbano gerador de violência, as agencias de publicidade começam, através de Anúncios de Oportunidades, a divulgar empresas de segurança, carros blindados. Enfim, produtos que garantam a segurança pessoal física e a propriedade das pessoas.
Acontecimentos como Olimpíadas, Copa do Mundo, Festa Junina, Círio de Nazaré, Natal, Carnaval etc. não são acontecimentos geradores de anúncios de oportunidade, pois são previstos no calendário. Logo, podem ser planejados.
Em publicidade, existe o CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária), que foi criado com a colaboração de todos os representantes dos vários segmentos que participam das peças promocionais, desde os profissionais até os veículos de divulgação, os quais se incluem: publicitários; agência; veículos impressos e eletrônicos, bem como os representantes dos consumidores e fornecedores de produtos e serviços.
O CONAR tem como princípio permitir que todas as peças sejam veiculadas sem um exame prévio, pois em conformidade com a Constituição Federal, ele acata a liberdade de opinião e expressão e não exerce nenhuma atividade de censura.
O CONAR funciona como órgão norteador da atividade publicitária, sinalizando e informando sobre as peças promocionais abusivas e/ou enganosas. As que são contrárias