Ética
“Ética: 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. 2. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
Moral: Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoas determinada.”
O filósofo Mario Sergio Cortella define ética como:
“Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. É o que orienta nossas ações em relação às três grandes questões da vida humana - querer, dever e poder -, que são exatamente os territórios da nossa ação. Em última instância, a palavra ética, de origem grega, remonta ao vocábulo "ethos", do século 6 a.C, o qual significa "a morada do humano", isto é, o que nos dá identidade, o que nos separa do mundo selvagem, do mundo animal. Aquilo que nos faz conviver de forma fraterna. A palavra "ethos" significa, portanto, o lugar onde nos abrigamos, no qual é preciso haver princípios e valores que permitam a convivência. Esse conjunto de princípios e valores é exatamente o que chamamos de ética, ou seja, as regras da casa. A palavra "ética" remonta à ideia de vida coletiva. Seria impossível pensar em ética se só existisse o indivíduo. A ética faz sentido apenas porque vivemos em conjunto. Portanto, ética tem a ver com o plural, não com o singular. Aliás, não existe ética individual. A ética é sempre de um grupo, de um coletivo maior ou de uma sociedade.”
Referências bibliográficas
http://www.rts.org.br/entrevistas/entrevistas-2007/mario-sergio-cortella/
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Minidicionário da língua portuguesa. RIO DE JANEIRO, 2001.