Ética
A palavra ética vem do grego Ehtikós, que significa “modo de ser”. Esse conceito engloba de modo geral, o comportamento humano levando em consideração o seu valor moral, a natureza do bem e do justo. Pode ser chamada de filosofia moral, por tratar dos valores da sociedade e o comportamento humano pelo seu valor moral.
A ética detecta os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar justiça e harmonia e os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.
Resumindo, a ética pode ser entendida como um estudo da conduta humana. A ética está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, esporte, nas empresas, sendo de suma importância para o bom desempenho profissional.
Dessa forma, a teoria ética filosófica estabelece o bem nos indivíduos e na sociedade como um todo.
A sociedade brasileira vem sofrendo grandes alterações. A mudança de comportamento dos cidadãos, as crenças e valores culturais mergulharam o nosso país em uma grande e profunda crise moral e ética. E é essa imagem, do “jeitinho brasileiro” , é que transmitimos para o mundo.
Atualmente, temos impregnados em nossa rotina a moral oportunista, onde o egoísmo ampara o interesse do conveniente em detrimento do interesse do próximo ou da sociedade como um todo. Constantemente, esquecemos que a importância dos nossos atos diários é que nos dirá que tipo de ser humano nós somos.
Os valores atuais fazem com que a sociedade admire pessoas que alcançam seus objetivos sem os esforços esperados ou pelo caminho mais rápido e menos árduo. Com isso, esquecemos que todas as nossas ações devem ser vistas como parte de uma construção de uma visão maior e coletiva, onde os nossos atos podem gerar impactos à sociedade como um todo.
No âmbito profissional, a ética é extremamente