Ética
NÚCLEO
NÚCLEO CELULAR
Uma das principais características da célula eucarionte é a presença de um núcleo de forma variável, porém bem individualizado e separado do restante da célula:
Ao microscópio óptico o núcleo tem contorno nítido, sendo o seu interior preenchido por elementos figurados. Dentre os elementos distinguem-se o nucléolo e a cromatina.
Na célula abaixo, nota-se o nucléolo formando uma estrutura enovelada.
Entre as malhas do nucléolo observa-se cromatina. No restante do núcleo, a cromatina está uniformemente dispersa; o envoltório nuclear é bem visível.
ESTRUTURA NUCLEAR
A membrana nuclear é diretamente conectada a extensa rede de membranas do retículo endoplasmático e é sustentada por redes de filamentos. Uma das funções do envelope nuclear deve ser a de proteger as longas e frágeis moléculas de DNA das forças mecânicas geradas pelos filamentos citoplasmáticos em eucarióticos.
No compartimento nuclear estão localizados;
1)Cromossomos (na célula humana são um total de 46);
2)Várias classes de RNA que são sintetizados no núcleo;
3)Nucléolo onde estão localizados os genes de RNAr e os RNAr recém sintetizados;
4)Diversas proteínas, como as que regulam a atividade do núcleo;
5)Os elementos mencionados estão dispersos na matriz nuclear ou nucleoplasma; ENVOLTÓRIO NUCLEAR
Também chamado de carioteca, é composto por duas membranas concêntricas. Estas se unem ao nível dos poros, que se acham distribuídos mais ou menos regularmente por todo o envoltório.
A membrana nuclear é sustentada pela lâmina nuclear, que é uma malha delgada de filamentos laminares, que se interrompe somente à nível dos poros.
POROS
São simples canais entre o nucleoplasma e o citosol. Neles existe um conjunto de proteínas chamadas de nucleoporinas, que compõe uma estrutura denominada de complexo do poro.
Os íons e substâncias pequenas são transferidas