Ética
A conduta ética no ambiente de trabalho e nos relacionamentos pessoais é condição fundamental para construção da boa reputação e da credibilidade. Para que uma pessoa seja reconhecida por sua integridade e confiabilidade é necessário um longo tempo para criação da boa imagem pessoal. Entretanto, basta um pequeno deslize, uma mentirinha qualquer para que toda a sua história seja manchada. A recuperação da credibilidade é tarefa árdua e pode nunca mais acontecer.
Minha foto
Márcia Cristina Gonçalves de Souza
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Carioca, formada em jornalismo, Márcia Cristina iniciou a carreira na área de Comunicação Social de uma grande empresa do mercado financeiro. Atuou também como repórter de TV em Salvador e editora de reportagens em Curitiba. Em 1995 passou para a área de negócios gerenciando a revisão de rotinas operacionais e em seguida foi gerente geral de unidades de negócios na Bahia por mais de 12 anos. Pós-graduada em Gerência de Marketing pela ESPM/SP (ministrado em Salvador) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Salvador em parceria com a UFRJ. A experiência profissional foi a fonte de inspiração para escrever o livro “Ética no Ambiente de Trabalho – Uma abordagem franca sobre a conduta ética dos colaboradores”, lançado em 2009 pela Editora Elsevier-Campus.
Visualizar meu perfil completo terça-feira, 10 de abril de 2012
A falta de ética da fofoca irresponsável
Autor: Carlucio Bicudo (imagem da internet)
Mais de uma vez me perguntaram se fazer fofoca é antiético. Eu não tinha uma resposta pronta na ocasião e pensei apenas naquele papo que a gente costuma ter com colegas durante o cafezinho e onde comentamos, sem maldade, as novidades de vidas alheias.
Comentar que alguém está se separando, casando, namorando, enfrentando problemas de saúde ou financeiros, a meu ver, não pode ser caracterizado como uma conduta antiética.
O problema é quando a crueldade