Ética
O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou a partir de 1994 um grupo de pesquisadores e professores com o intuito de elaborar os PCNs.
Em 1997 foram lançados documentos referentes ao 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série do Ensino Fundamental) e no ano seguinte para os 3º e 3º ciclos (5ª a 8ª série), incluindo um documento específico para a EF.
Em 1999 foram publicados os documentos para o ensino médio, feito por um grupo diferente do ensino fundamental.
2º slide
De acordo com os elaboradores dos PCNs, os mesmos tem como função subsidiar a elaboração ou a versão dos estados e municipios, afim de dialogar propostas e experiencias existentes e com isso criar-se projetos educativos, e com isso servir de material de reflexão para os professores.
Os PCNs são separados em: Documento introdutório, temas transversais (Saúde, meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, e trabalho e consumo.)
Algumas das propostas para a educação física para o 3º e 4º ciclo apresentavam avanços; embora muita das ideias já estivessem presentes em trabalhos de alguns autores brasileiros (Betti, 1991,1994,1995; Darido, 1999; Soares, Taffarel, Varjal, Castellani Filho, Escobar & Bracht, 1992).
3º slide – A Proposta para a Educação Física
A EF na escola é responsável pela formação de alunos que sejam capazes de:
- participar de atividades corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade;
- conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura corporal;
- reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis relacionando-os com efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva;
- conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes meios grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos;
-