ÉTICA
ALUNA: ANA CAROLINA PEÇANHA PEREIRA
Significado de ética
No que tange o contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo consubstanciado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral é uma palavra de origem latina, que provém do termo moris (“costume”), inerente a um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir. Isto é, a moral orienta relativamente às ações que são corretas (boas ou positivas) e aquelas que são incorretas (más ou negativas). Como já foi mencionado no parágrafo anterior, ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética vem do grego, e significa aquilo que pertence ao nosso caráter, a nossa maneira de ser.
Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética engloba diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia. A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
Ética como Ciência
É notório perceber que vivemos uma profunda crise ética em nossa sociedade. Há um desequilíbrio entre o desenvolvimento técnico e humano, pois o avanço da técnica supera os valores humanos no momento presente. A realidade atual