Ética
Nome: Eduardo Rogério dos Santos
Docente: Professora Msc. Yoko Miyazono Alves Pinto
Disciplina: Ética Profissional
Ética
Ao longo das eras o homem sempre procurou viver em sociedade, mesmo porque é de sua natureza praticar a troca de experiências e habilidades, mas para isso é necessário “saber viver em sociedade”.
O ser humano pode ser metódico, egoísta, ciumento, invejoso, mesquinho além de muitas outras imperfeições e para conseguir viver em um ambiente comum faz-se necessária uma série de regras que limitam os direitos do desejo humano para não prejudicar o próximo, ou seja, “saber viver em sociedade”. A este conjunto de regras que dita como devemos nos portar com o nosso semelhante damos o nome de Ética.
Na leitura das páginas 3 a 8 do livro “Ética Profissional” de Antonio Lopes de Sá, é verificada a necessidade da humanidade em limitar, ou melhor, direcionar as condutas dos seres uns com os outros.
É nítido que durante muitos anos pensadores em geral estudaram as condutas humanas para melhor determinar qual conduta seria a mais apropriada para a raça humana, obviamente levando em conta a cultura de cada povo.
Pensadores como Confúcio e Sócrates dentre outros foram vultos sagrados que persistiam na busca da melhor forma de convivermos uns com os outros. O primeiro criou uma sociedade invejada nos dias de hoje onde as mulheres eram “cuidadoras” do lar e dos bons costumes e o nível de criminalidade bem como o de corrupção era praticamente nulo, claro que isso é apenas uma lenda. Nos dias atuais é inconcebível a menção de uma sociedade tão perfeita.
Nos dias atuais a Ética ainda é objeto de pesquisa de muitos estudiosos, mas infelizmente, nossa sociedade inverteu os valores pétreos da Ética que é o moral e a virtude, Confúcio conseguiu fazer com que pessoas vivessem em paz e harmonia, tudo bem que naquela época a vida era muito mais tranquila com menos pessoas e rotinas muito simples.
Um dos princípios era o crescimento econômico