Ética
Comportamento ético: Generalidade, serve para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.
2 – É explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
3 – Está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas á ação em situações concretas.
4 – Ética é a explicação daquilo que foi ou é, e não uma simples descrição. É a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
5 - A ética procura determinar a essência da moral, e as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de avaliação moral, à natureza e função dos juízos morais, os critérios de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança de diferentes sistemas morais.
Cap 2 –
6 – A origem da moral se situa fora da história, segue três direções fundamentais:
Deus como origem ou fonte da moral: quando as normas morais derivam de um poder sobre-humano. A natureza como origem ou fonte da moral: a conduta moral do homem seria mero aspecto da conduta natural e biológica. O Homem como origem e fonte da moral: considera o homem como detentor de uma essência eterna e imutável inerente a todos os indivíduos.
7 - O progresso da moral se dá em virtude das novas condições econômico-sociais, particularmente o aparecimento da propriedade privada e a divisão da sociedade em classes.
8 - Ele cria as condições necessárias para o progresso moral; e ele pode afetar negativa ou positivamente os homens de dada sociedade sob o ponto de vista moral.
9 - O primeiro fator de medição do progresso moral é a ampliação da “esfera moral” na vida social. Isto se dá quando os indivíduos passam a reger seus atos por normas internas ou de ordem íntima e subjetiva, e não mais por normas externas. O segundo fator é a elevação do caráter consciente e livre do