Ética
Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, generoso e mesquinho, e assim por diante.
2- Explique esta afirmação: o ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições?
Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.
3- Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?
A moral limita as ações do ser humano, não permitindo que ele se perca em seu desvarios, nas ambições que destroem o ser humano.
4- Como explicar que na moral convivem polos opostos com o dever (a obrigação) e a liberdade?
O ato moral nos dá o direito de escolha . Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade .
5- Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da conveniência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como a Máfia, Klu-Klux-Klan ou neonazistas?
Não é impensável que a conduta com grupos tão abertamente intolerantes seja baseado na tolerância, a conduta com estes grupos deve ser baseada na justiça e na defesa dos direitos humanos.
6- Durante a ditadura militar no brasil varios filmes foram censurados por serem considerados atentatorios à moral ( Como o Último tango em Páris, de Bernado Bertolucci) ou á religiao (como je vous salue Marie) . Discuta a questao da relaçao entre moral e estetica
7- Timoty McVeigh foi um terrorista que matou 168 pessoas em um atentado a bomba em Oklahoma City. Foi executado seis anos