Ética
GESTÃO EM TECNOLOGIA EM MARKETING
ÉTICA E REALAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
PARTICIPANTES:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR: PROF. DANTE BONETTI
SÃO PAULO, xx DE JUNHO DE 20xx.
Introdução
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, definida como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes, é a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade, e tem caráter obrigatório. Lei (do verbo ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. A lei advém de atos do Poder Legislativo e visa disciplinar condutas objetivando o melhor interesse da coletividade, de forma a proporcionar uma coexistência pacífica entre os membros da sociedade.
É extremamente importante saber diferenciar a ética da moral e das leis. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém se diferenciam.
A moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
O direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica