Ética
Conceito
O termo Ética deriva do grego ethos, que quer dizer "modo de ser" ou "caráter" quanto ao modo de vida que o homem adquire ou conquista. Mais conclusivamente, pode-se definir ética como um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano e moral, tal como colocado por Adolfo Sánches Vázquez (1982).
A ética é confundida muitas vezes com a moral, contudo deve-se deixar claro que são duas coisas distintas. Considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, quanto que moral quer dizer costume, ou grupo de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, pois tanto a ética como a moral envolvem a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma essência que cerca o ser humano. Isto faz com que a palavra ética necessita ter de verdade, uma condição correta para ser empregada. Quer dizer ser imparcial, a tal ponto de ser um conjunto de princípios que conduz a uma maneira de viver bem consigo próprio e com os outros.
VÁSQUES, Adolfo Sánches. Ética. Rio de Janeiro, Civilização, 1982, p. 14.
ÉTICA PROFISSIONAL
A ética profissional é uma união de ações e valores positivos empregados no ambiente de trabalho. A ética no meio de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
No meio profissional é habitual o uso da ética para defender a posição de um profissional desonesto. Não sabendo fazer o seu trabalho, causa assim prejuízo para com os outros, muitas vezes levando até à morte de muitas vidas. A ética deveria ser aplicada com objetivos opostos, levantando princípios bons a serem direcionados para ajudar as pessoas, sendo assim, não usar para encobrir falcatruas e desonestidades. A ética é a parte epistemológica da moral, ou seja, no que