Ética
Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante. Em ética empresarial, a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente. Quanto mais houver obediência espontânea de ética, menos tempo e dinheiro serão desviados para a defesa de eventuais comportamentos não-éticos.
O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. A prática do pluralismo tem difundindo essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores. É inegável a importância da ética no desenvolvimento das organizações, da postura que as empresas adotam para terem uma conduta ética e dos instrumentos de aplicação da ética nas empresas. Segundo Moreira (1999) o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral. Nash (1993) avalia que muitos empresários vem resgatando os valores morais compreendidos pela conduta ética nos negócios: honestidade, justiça, respeito pelos outros, compromisso cumprido, confiabilidade, entre outros.
A ética nos negócios está relacionada com responsabilidade social, ou seja, constituem de regras gerais de comportamento de grande importância para sociedade. Esta assim pode oferecer muitos benefícios para uma organização. Como o sucesso e relacionamentos em longo prazo. A aplicação da ética nos negócios consiste num diferencial competitivo, que pode determinar a permanência da empresa no mercado. Confiança e