ÉTICA
Ética, Liderança e Relações Interpessoais são os três fatores fundamentais e basilares nas relações humanas, sua influência permeia todas as esferas de relacionamento, seja na família, na sociedade, no trabalho, enfim. Neste sentido, faremos uma abordagem da interdependência desses fatores e suas influências no âmbito das relações do trabalho.
A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Diante disso podemos considerar que os elementos que mais se destacam para a caracterização da liderança são, portanto quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação, e os objetivos a alcançar.
Quanto aos seus Estilos, temos quatro estilos bem definidos, cuja aplicação já foi devidamente estudada, validada cientificamente e seus efeitos atestado dentro das organizações, como segue:
•
Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas.
Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
•
Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo