ética
1- Genericamente, o que é e para que serve?
O código de ética visa os príncipios de uma empresa e dos seus colaboradores. É a base do seu trabalho devendo assim ser respeitada e praticada por todos que fazem parte dessa empresa. Tem como missão ajudar e orientar as ações dos colaboradores indicando-lhes a forma de agir correctamente perante as situações. É um guia que terão de seguir, uma bíblia. Tem também como objectivo manter a harmonia no trabalho e bem-estar entre todos.
2- Como deve ser elaborado?
Cada empresa tem objectivos e formas de trabalhar diferentes. Portanto, cada empresa deve formular o seu código de ética conforme os seus objectivos e fins para poderem alcançá-los entre todos os colaboradores de igual modo. Assim sendo, deverá ser a empresa a conceber essa base. Deve ser elaborado conforme as regras da empresa e as leis em geral. Todos os envolvidos participam com sugestões e críticas onde se faz depois um relatório que dá origem a um documento que serve de parâmetro para determinados comportamentos e suas responsabilidades. No final serve para criar o Manual da ética da empresa.
3- Quais devem ser os seus principais conteúdos?
O código de ética deverá ser sobretudo de fácil compreensão centrando-se nas práticas essenciais a ter em conta. Deve ser claro nas responsabilidades e nas consequências dos actos de cada um. É para ser respeitado e cumprido por todos, pois quem não cumprir pode vir a ser punido. Pode vir a ser também uma solução para conflitos porque permite chegar a decisões. Dou como exemplo a prática de suborno e corrupção em geral que vai contra o código de ética e contra a lei, quem o praticar pode ser fortemente penalizado por isso. Outros conteúdos como as relações e lealdade entre os funcionários, o respeito, a saúde e a segurança são também eles de extrema importância e deverão estar dentro do código de ética para que exista sempre harmonia no trabalho
4- É necessário ou desnecessário?