Ética
Ainda assim levar a indagação do que vem a ser certo ou não dentro de si, nos faz com certeza seres muito melhores. A velha máxima de que “O que eu não quero para mim eu não quero pra você.” É a melhor e mais simples para pensarmos em ética.Aquele que quer se dar bem acima de tudo e não pensa o quanto aquilo vai fazer mal para o outro está sim construindo sua própria marginalidade , se excluindo de uma vida social saudável.
A idéia de liberdade também deve passear pelo olhar da ética, pois “Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém” ilustra bem essa questão. Todos os seres humanos são igualmente livres, mas é preciso que administremos essa liberdade de modo que ela não prejudique a si mesmo nem a vida social.Sou livre , porem o que faço com minha liberdade é bom para mim e para os outros ?
Além disso, a idéia de ser livre é também um tanto utópica, já que apesar de “livres” somos constantemente aprisionados pelas influencias sociais constantemente. O mundo está constantemente nos influenciando em nosso modo de agir, vestir, falar, etc., sendo livres apenas os nossos pensamentos – o que logo também será influenciado por eles. Eu