Ética
No decorre desse bimestre, vimos que a ética é essencial em nossas vidas seja no ambiente profissional e pessoal, tudo que fazermos temos que agirmos com o senso ético, pois caso contrário nos acarretam serias consequências.
Estudamos na aula 3, casos de empresas estrangeiras muitas bem sucedidas que viveram o mundo da meia-ética, e chegaram ao abismo da falência, a Enron por exemplo chegava á pagar para não exibirem noticias de seu fracasso na mídia. A Parmalat faliu por usarem a meia-ética com números inexistentes.
Sabemos que dentro de uma organização para que esse tipo de falha não venha ocorrer, é preciso ser educado interagir a ética empresarial, enfatizar que a ética é alma do negocio. os fins contábeis tem que ser ético, justo, transparente em seus números, a área de Recursos Humanos tem que ter profissionais éticos, e assim por diante dizendo não a corrupção o maior ofensor da ética.
O objetivo dos lucros a qualquer preço deixando de lado os valores humanos (morais), isso não é sinal de extrema competência, para que um organização consiga viver plena nesse mundo globalizado de tantos concorrentes deve-se ser implantado ou até mesmo renovado a cultura e as politicas das organizações usando os princípios básicos “ integração nas cooperativas, profissionalização, valorização humana e comunicação” e optando a dizer NÃO ao ” individualismo, totalitarismo seja ele politico, organizacional, e emocional e também o autoritarismo segundo Francisco Gomes de Matos que comparar tudo isso á um Feudo.
Enfim a ilusão da ética, ou até mesmo sua teoria sem a ação de coloca-la prática é em vão. As vezes até sabemos de seus princípios mais nos acomodamos com aquilo que consideramos mais fácil, no entanto ser ético é um aspecto que já nasce conosco mais não é fácil viver sem 100% ético em uma sociedade 100%