Ética
Ser ético é muito mais do que agir direito, sem prejudicar os outros, é sempre fazer o que é correto independente da presença de outras pessoas que possam estar observando sua conduta. Portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza.
Nos dias de hoje as empresas vivem um dilema ético, pois transitam pelo limite entre a ética e a falta dela, onde as relações devem ser muito transparentes e claras, para que esta não seja exposta a mídia, onde esta tem o poder de afetar negativamente o capital de reputação das empresas, quando não o de arruiná-lo.
No material disponibilizado para confecção deste trabalho, há uma frase que diz muito sobre a ética nas relações entre as pessoas e as empresas. Quando se dá a apresentação do consultor Victor Pinedo, e este diz que: ”O comportamento ético resulta do crescimento individual e da maturidade. Há uma relação direta entre a evolução das empresas, a evolução dos seres humanos, a evolução de valores e o surgimento da ética. Pessoas imaturas não podem ser éticas. Empresas imaturas tampouco. Elas podem trabalhar no sentido de se tornarem éticas, mas não podem ser éticas sem amadurecer”. (Pinedo, 2003)
Em meu ponto de vista, esta afirmação é muito coerente e nos demonstra que as pessoas para se tornarem éticas precisam se desenvolver e amadurecer, e o mesmo acontecem com as empresas.
Trabalho na área comercial, e por ter contato com clientes todos os dias, preciso sempre estar atento para não faltar com a ética no desempenho de minha função. Pois mesmo sem perceber, podemos corromper, ou ser corrompidos. Tenho um grande cliente que atendo, e quando você