Ética
CURSO DE PSICOLOGIA
éTICA NA PROFISSÃO:
Uma crítica ao personagem do filme “o psicólogo”
lORRAYNNE KAROLINE TOMASONI
Rondonópolis
2012/1
LORRAYNNE KAROLINE TOMASONI
éTICA NA PROFISSÃO:
Uma crítica ao personagem do filme “o psicólogo”
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia – UNIC, como critério de avaliação parcial da disciplina Ética, sob a orientação da professora Suelen Rocha
Rondonópolis
2012/1
O doutor está fora
comparação da ética do psicólogo do filme com o esperado de um profissional. Análise a questão do zelo, cuidado, competência, entre outros tópico que achar necessário a profissão e que o personagem enquadra ou não
Ética deontológica é um conjunto de regras que visa à orientação da atividade de um profissional. Na psicologia o CFP (Conselho Federal de Psicologia) oferece as informações ao profissional sobre a ética aplicada, que deve ser levada em consideração, caso contrário fica na responsabilidade do psicólogo as conseqüências dos seus atos.
No filme o Psicólogo, o personagem principal é um psicólogo que não consegue superar que sua esposa tenha cometido um suicídio. Ainda na academia é cobrado ao estudante de psicologia que faça terapia. Terapia que tem o objetivo de fazer o profissional se conhecer e prepará-lo para lhe dar com seus problemas pessoais sem que ocorra influencia em sua profissão. Para que o psicólogo possa enfrentar a carga que seus clientes trazem a ele, é preciso que seu psicológico esteja saudável. No caso do Psicólogo do filme, isso não aconteceu naquela situação o aconselhável era um afastamento naquela fase de sua vida.
A ética profissional proibi que o psicólogo efetue terapia com familiares e pessoas intimas, no entanto é possível observar que o terapeuta tem acompanhamento psicológico e até intervenção feita pelo seu próprio pai.
O filme torna-se curioso por