Ética x Moral
ÉTICA E MORAL
CURSO: REDES DE COMPUTADORES – 4º SEMESTRE
Nomes: Jairo Marreiro BRASIL
Rafael Barbosa CARRENHO
Rafael Sanches MAGNA
Rodrigo Dias CAMILO
William PEREIRA História da Ética
Um dos principais filósofos gregos, Aristóteles foi um dos pioneiros em escrever sobre a ética. O filósofo acreditava que a ética tem o propósito de melhorar nossas vidas e essa é a principal natureza para o bem estar humano. Aristóteles seguia Sócrates e Platão (Filósofos anteriores) ao dispor das virtudes no centro de uma vida bem vivida. Ele considera as virtudes éticas (justiça, coragem, temperança etc), como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais, mas rejeita a ideia de Platão de que a formação em ciências e metafísica é um pré-requisito necessário para um entendimento completo de bem. Segundo ele, o que precisamos, a fim de viver bem, é uma apreciação adequada da maneira em que os bens tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza se encaixam como um todo.
A história da ética tem início com Sócrates antes de cristo e se dissolveu para o cristianismo. A ética moderna e o Iluminismo trouxeram uma reforma eclesiástica para os sistemas de ensino entre os séculos VIII e IX e com isso várias mudanças aconteceram na sociedade, fazendo surgir novas escolas, valores e princípios do assunto. O homem criou a partir disso um vocabulário para distinguir os valores e morais criados pela sociedade.
Ética x Moral
Moral e ética são conceitos geralmente empregados como sinônimos, ambos referindo-se a regras e condutas entendidas como obrigatórias. A existência de duas palavras deve-se ao fato de as termos importado de origens etimológicas distintas: ética veio do grego ethos, significando comportamento, modo de ser; moral tem origem no latim, morales, e refere-se a conduta e aos costumes.
É possível dividir a Ética em três áreas: a ética aplicada, a ética normativa e a metaética. A ética aplicada trata de problemas