Ética - O profissional e o exercício da profissão
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE
O PROFISSIONAL E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Gustavo Bonetto
Marcus V. da Silva Cardozo
Suzana Heofacker Marques da Penha
CURITIBA
2014SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Uma das questões mais importante na vida profissional, tanto daqueles que nela iniciam quanto daqueles que já têm assegurado o seu lugar no mercado, é o exercício da ética em sua profissão. A ética impõe ao indivíduo as regras e os limites que nortearão suas práticas profissionais.
A relação entre contadores e os seus clientes deve estar sempre pautado na ética e na transparência, uma vez que um trabalho contábil mal intencionado poderá gerar decisões equivocadas e prejudicar instituições, governos e até a sociedade.
Este breve estudo busca apresentar alguns dilemas éticos e morais da profissão contábil na sociedade brasileira e o que se espera de um profissional comprometido com seu trabalho.
2. A MORAL E A ÉTICA
Podemos afirmar que desde o início dos tempos o homem vive em sociedade. Por questão de sobrevivência as pessoas têm necessidade de viver em grupo, garantindo desta forma a satisfação de suas necessidades fisiológicas, de segurança, de afeto e de interação, que faz parte da psique humana.
Muitos pensadores discorreram sobre a necessidade da humanidade viver em sociedade. Para Hobbes, os homens são maus por natureza e, por uma necessidade de manter seu poder sobre suas propriedades, aceitam abdicar de sua liberdade em favor do poder de polícia que irá lhes garantir segurança. Já para Rosseau, a única forma do homem manter sua liberdade natural e ao mesmo tempo garantir sucesso na formação de uma sociedade com bem-estar para todos, é através de um contrato social no qual prevaleceria a vontade coletiva sobre a individual.
O fato é que, nos dias de hoje, é impossível imaginar que alguém