Ética e valor
Ao longo dos séculos muitos filósofos e pensadores se propuseram a pensar o que é melhor, como devemos tomar nossas decisões morais, que critérios são válidos e inválidos, etc. e chegaram a diversas propostas diferentes, ou teorias éticas, sobre qual é o comportamento moral correto e seu porquê.
Contemporaneamente, além das teorias éticas de origem religiosa e de culturas tradicionais como a cristã, budista, confucionista, etc., há dois grandes grupos de teorias éticas na filosofia: as éticas deontológicas e as éticas consequencialistas.
As éticas deontológicas definem deveres, direitos e proibições morais, assim determinando as maneiras permissíveis e obrigatórias de se conduzir. Já as éticas consequencialistas propõem que as pessoas se conduzam baseadas nas consequências de suas ações, procurando e evitando certos tipos de resultados.
Valor
Os valores são características morais que todas as pessoas possuem, tais como a humildade, a piedade e o respeito.Se considera "valor" aquelas qualidades ou características dos objetos, das ações ou das instituições, selecionadas ou eleitas de maneira livre e consciente. Servem ao indivíduo para orientar seus comportamentos e ações, na satisfação de determinadas necessidades.Os valores são o que orientam a nossa conduta, com base neles decidimos como agir diante das diferentes situações que a vida nos impõe.
Se relacionam principalmente com os efeitos que tem sobre o que fazemos para as pessoas, para a sociedade ou em nosso ambiente geral.
Suas principais funções são:
* Motivam, impulsam a ação, dizem o quê fazer. * Dão significado aos comportamentos e os legitimam. * Servem como guia e orientação.
A questão dos valores, da ética e da moral, está muito vinculada com a dos direitos e obrigações do cidadão e do ser humano em geral, por esta razão, ensinar os valores preparará as pessoas para que suas decisões, atitudes e ações sejam respeitosas e responsáveis, para si e para