ética e tolerância
ALUNO: ALBANO PRADO FRANCO
MATRÍCULA: 1211786
TURMA: 7TQ
Tolerância
O conceito de tolerância está descrito no dicionário como “Disposição de admitir, nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos”. Isto é, uma capacidade de aceitar e respeitar certas coisas mesmo que não sejam convenientes (pontos de vista ou certas atitudes, por exemplo), ou até uma maneira de compreensão com eventuais fraquezas dos outros.
Destaca-se também a falsa tolerância, que seria o ceticismo (aceita tudo por achar impossível chegar à verdade). E a verdadeira, que é mais convicta e está intimamente relacionada ao respeito.
A tolerância se aplica a diferentes domínios: civil, religioso, técnico (conceito matemático da tolerância) e social. Esta, em destaque, relaciona-se fortemente ao preconceito.
O preconceito e a tolerância
De acordo com o que foi visto na palestra, a homofobia, o racismo, dentre outros tipos de preconceito, estão diretamente relacionados à tolerância. Já que perante a lei, todos são iguais (com mesmos direitos e deveres), porém o fato de termos características diferentes abala os padrões éticos adotados pela sociedade.
No caso do racismo, certa “loteria biológica” não serve de explicação para a potencialidade do ser. Todos nascem com a mesma capacidade, entretanto nota-se que os negros ainda possuem muito menos oportunidades do que os demais, mesmo em países que se dizem democratas (como no Brasil, por exemplo).
Ética e tolerância
A tolerância constitui um valor ético muito necessário na sociedade contemporânea. Já que vivemos na democracia, onde todos são diferentes e possuem o direito de pensar diferente. Portanto, cabe a todos aceitar, compreender e respeitar se quiserem que façam o mesmo para si.