Ética e Sustentabilidade - Estratégia e Estilo das Empresas
Aluna: Iara D'Ávila Zorzal
Questão: ESCOLHA 2 (duas) variáveis independentes e EXPLIQUE sua importância na criação de um Código de Ética
Variáveis escolhidas: Estratégia e Estilo (Cultura)
Texto:
Para entender como a ética se dá dentro de um ambiente empresarial é preciso relembrar a unidade um do livro Ética e Sustentabilidade (UENO,
2013). Nesta, tem-se a ética como o estudo da moral, sendo esta praticada pelos seres humanos. Evoluindo nesse capítulo descobre-se que a ética constitui-se em um campo maior do que o da moral, englobando-o, de forma que a primeira se torna o desenvolvimento reflexivo filosófico das nossas ações morais.
“a ética se caracteriza como o estudo do comportamento moral em sociedade, capaz de viabilizar o bem, rumo ao atingimento da felicidade, além de intentar ser universal.”
(UENO, 2013, p.9)
Flusser (2007) aponta a ética como sendo a forma de encarar suas atividades com responsabilidade, evitando, assim, que a sociedade não caia em uma situação na qual ninguém responde mais pelos seus atos. Tem-se, então, a busca pelo bem comum, a partir da noção das consequências de suas ações para com a comunidade. Ao levarmos os questionamento éticos para o mundo empresarial teremos:
Assim, subentende-se que a ética, mesmo que relativa em algumas situações, é um objetivo comum de um determinado grupo de seres humanos. O código de ética de uma determinada empresa, por exemplo, pode ser entendido como os princípios que essa empresa, constituída por pessoas, escolhe seguir em seu dia a dia. Assim, tal código de ética seria um objetivo comum do grupo de seres humanos que a constituem. (UENO, 2003, p.18)
Sabendo que a ética visa o bem comum, é normal questionar se uma
empresa ao manter-se dentro de seus valores morais será passível de manter sua lucratividade. Esse pensamento permeou, e ainda perdura mesmo que enfraquecido, por durante décadas no meio