Ética e Sociedade
ÉTICA E SOCIEDADE
5.1 Deveres éticos na sociedade
A sociedade é uma união moral estável de uma pluralidade de pessoas propostas ao atingimento de finalidades comuns, mediante utilização de meios próprios.
É um agrupamento permanente, não transitório. É uma união moral, vinculada por laços fortes de solidariedade, não meramente acidental. A sociedade surge de maneira natural, pois o homem é o animal político por excelência e só realiza seus objetivos individuais se conseguir aliar a própria força à dos demais.
O primeiro grupo social já foi examinado: é a família. A outra sociedade a ser examinada, por sua importância, é o Estado. O Estado é a forma social mais abrangente, a sociedade de fins gerais que permite o desenvolvimento, em seu seio, das individualidades e das demais sociedades, chamadas de fins particulares.
Antes disso, todavia, examine-se um aspecto particular da ética em relação a um problema bem localizado e pertinente ao atual estágio da nação brasileira.
5.1.1 A Ética e a fome
Profecias malthusianas previam fome no mundo cm virtude de crescimento geométrico da população, enquanto a produção agrícola cresceria aritmeticamente. Haveria um estrangulamento nas curvas ascendentes e a Humanidade passaria fome1.
Não se concretizaram tais vaticínios. A produção é suficiente para alimentar uma população até maior do que a existente. Ocorre que ela é mal distribuída. O gado dos países ricos é mais bem alimentado do que o povo dos países pobres. O excesso de proteínas consumido nos Estados desenvolvidos gera problemas de higidez física para seus habitantes, enquanto a desnutrição mata milhares de crianças nas regiões pobres de todo o planeta. E estas não estão confinadas aos Estados considerados abaixo da linha de desenvolvimento. Muito Estado - Nação desenvolvido também deixa morrer de fome os seus excluídos.
Algo de