Ética e Responsabilidade Social
Porque preocupar-se com a Responsabilidade Socioambiental
No ambiente de negócios, a reputação de organizações tem se tornado preponderante para o conhecimento junto a sociedade.
As transformações do ambiente apontam para estratégias preocupadas com os Stakeholders, o crescimento, a sustenbilidade e a transparência nos negócios.
Busca pelo equilíbrio social e funcional.
Pensar em gestão social e ambientalmente responsável induz ao compartilhamento, aprendizagem, comprometimento e práticas entre pessoas e áreas organizacionais, o que caracteriza um desafio aos profissionais das empresas para articular interesses.
A competitividade no contexto atual
A revolução tecnológica e o mundo cada vez mais globalizados estão gerando transformações e, consequentemente, um novo contexto competitivo empresarial.
Rapidez nas informações, maior concorrência e comunicação instantânea trazem uma nova realidade para as organizações.
Preço, produto de qualidade, notável serviço ao cliente e controle de custos são condições mínimas para a sobrevivência das empresas e isoladamente não impulsionam o crescimento da organização.
O Marcroambiente tem trazido novos desafios para as organizações.
Observa-se uma valorização de comportamentos ecologicamente corretos, busca por qualidade de vida no trabalho, postura ética e diversidade da força de trabalho devido aos novos valores sociais, cultura e estilo de vida.
No ambiente político verifica-se a institucionalização de leis e regulamentos mais rígidos que implicam novos comportamento organizacionais. ( Lei de crimes ambientais, o Decreto de Integração da Pessoa Portador de Deficiência e o Decreto de Inserção do Menor Aprendiz)
Há novas exigências na prestação de serviços e na venda de produtos para esferas governamentais, historicamente embasada unicamente no menor preço.
O governo federal pretende introduzir o conceito de “licitações verdes” nas compras de toda a administração pública direta