Ética e responsabilidade social corporativa
1. Introdução 1
2. I..................... 2
3. R 2
4. O 3
5. A 4
6. Conclusão 6
1. Introdução
As empresas com o passar do tempo estão se preocupando mais com as questões ambientais.
Com isso vem alterando os seus métodos de trabalho e os processos na elaboração dos seus produtos e serviços, dispostos a mudar a sua atitude perante o ambiente.
O trabalho tem como objetivo principal caracterizar e analisar a implantação de sistema, identificar a mudança de postura da empresa e a percepção dos trabalhadores sobre a proposta e estratégia de mudança em relação ao meio ambiente.
2. Conceito
Responsabilidade ambiental corporativa é a responsabilidade no qual as organizações possuem perante a sociedade e o meio ambiente além das obrigações legais. É o conjunto de atitudes que visam o desenvolvimento sustentável do planeta, tão logo podemos dizer que essas ações devem considerar o crescimento econômico alinhado à proteção do meio ambiente no presente e para as futuras gerações garantindo a sustentabilidade.
Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade garante a não escassez de recursos e uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais. O desenvolvimento sustentável se refere ao ambiente e promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado.
Nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não apenas o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser propagado ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
1. Evolução da preocupação ambiental
Em 1988 o Conselho Empresarial Mundial para o