ÉTICA E RESPONSABILIDADE NOS NEGÓCIOS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE NOS NEGÓCIOS
Questão articuladora: O que é caracterizado como um comportamento ético nas organizações e como este é determinado? Dada a máxima Kantiana de ação moral, como os interesses dos diversos shareholders e stkeholders da organização devem ser considerados na ação administrativa? Subjacente a esta questão e considerando instituições onde a distribuição de resultados (ou sobras) não seja propósito de sua existência (tal como cooperativas, associações, universidades comunitárias), como equilibrar os interesses dos diversos atores institucionais com os interesses de sobrevivência da própria instituição?
O comportamento ético nas organizações e como ele é determinado tem sido alvo de muitas pesquisas. Compreender como esse comportamento é determinado nos remete a questionamentos na ordem de que o que é ser ético e o que é ser moral? É possível ser ético sem ser moral? A ética e a moral são a mesma coisa? Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Ambas indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito.” Então ninguém nasce moral, mas torna-se moral. Assim, ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento