Ética e relações humanas no trabalho
No Positivismo, o indivíduo tinha que se submeter a forças exteriores e eles, criando assim a ordem social. Ja para Max Weber o homem da sentido a ação social, estabelecendo uma conexão entre o motivo da ação, ação e seus efeitos. Para Weber cada pessoal é levado a agir por algum motivo que se orienta po sua tradição, intereses racional ou pela emoção.
Max Weber classificou os tipos de ação social:
Ação Social Racional: São tomadas por base os valores do indivíduo, que não pensa mas consequências, e muitas vezes não pensa se os meios escolhidos são apropriados.
Ações Instrumentais (Ou Ação por fins): Ações que são planejadas e tomadas depois de avaliadas os fins em relações a outros. Considera varios meios para atingi-lo.
Ações Tradicionais: A realização se deve a um costume ou hábito enraizado.
Ações Afetivas: Motivadas por sentimentos, tais como orgulho, vingança, paixão, etc. do agente por seus interlocutores.
Ação socal é todo comportamento que depende de reação ou da expectativa das partes (indivíduos ou grupos) envolvidas. A principal ideia da ação social é que ela se realiza de uma parte para outra. Como toda relação social, é determinada não só pelos resultados, mas também pelos efeitos que pode causar um ao outro.
Para entender se uma ação é social, deve entender o contexto em que ela ocorre. Por exemplo, escrever uma carta é uma ação social, porque quem escreve tem a certeza de que vai ser lida por alguém, sua ação só tem significado porque envolve outra pessoa. Porém que escreve poesia, na medida em que ela envolve apenas a satisfação do poeta, não pode ser considerado uma ação social, porque é uma ação individual. Mas se o poeta tiver em mente mostrar a outras pessoas, e provocar alguma manifestação, essa atitude é uma ação social, porque não foi feita de formal individual. Portanto dependendo da situação, a ação pode