Ética e relações humanas no trabalho
Resumo: Introdução a Ética
“Nós não somos ainda o que queremos ser; Não somos ainda o que merecemos ser; Mas graças a Deus, somos mais do que éramos”
(Martin Luther King)
Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός que significa aquilo que pertence ao caráter.
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
O cumprimento das funções básicas da sociedade depende de três capacidades:
1ª) Liderança integrada;
2ª) Organização flexível;
3ª) Visão e Ação estratégicas;
Resumo: Predisposição Ética
“Ética é parte essencial da consciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade, que forma a cultura.”
Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez.
Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.
No entanto, julgo estarmos vivendo um momento importante de renascimento moral, no esboçar de uma nova conscientização. Nesse sentido, as boas intenções são válidas como início de processo.
A conscientização tem esse mérito: provoca desconforto com relação às situações negativas vigentes. É imprescindível, todavia, que existam alternativas concretas, atitudes e comportamentos que denotem mudanças significativas. Surge daí o compromisso das lideranças.
A falta de predisposição ética está na indiferença e no fasto quanto ao comprometimento dos