ÉTICA E POLÍTICA NO ILUMINISMO
ÉTICA E POLÍTICA NO ILUMINISMO
1º ETAPA
Sinopse do filme Amadeus
O filme Amadeus se passa na metade do século XVIII mesma época em que o Iluminismo estava em seu auge. A história deste filme é a confissão de Antonio Saliere que se sente culpado por ter influenciado na morte de um dos mais importantes músicos até hoje, Wolfgang Amadeus Mozart.
Saliere era muito religioso e levava uma vida de devoção, acreditava que a música o colocava mais perto de Deus, por conta de seu talento começou a fazer parte da elite cultural de Viena e se tornou compositor oficial da corte. Como muitos outros de sua época ele acreditava no absolutismo religioso, ao contrário de Mozart, que não era nada devoto e preferia viver uma vida de liberdade e irreverência, mas isso não influenciou no seu talento, que era bem maior e melhor do que de Saliere.
Mozart nunca soube que Saliere era seu grande inimigo e que fazia de tudo para prejudicá-lo, Saliere tinha muita inveja de Mozart por que acreditava que Deus preferiu dar o dom da música para Mozart que era imaturo e pecador ao invés dele que era tão temente, para Saliere as músicas de Mozart eram tão belas e perfeitas que pareciam mensagens de Deus, contudo, Saliere começa a sentir raiva de Deus e sua fé fica abalada.
A nobreza da época adorava e apreciava a música, porém muitos deles não conseguiam entender a música de Mozart por causa da sua perfectibilidade, apenas Saliere que também era compositor, conseguia entender as perfeitas marchas de Mozart. A ópera era frequentada apenas pelos nobres, pois só os poderosos podiam apreciar essa forma de canção extremamente culta e elitizada.
No decorrer do filme a inveja de Saliere só tende a crescer, até que ele obtém êxito quando Mozart adoece por sua culpa. Mas Saliere não sai vitorioso, pois o que ele desejava não aconteceu. Por fim, Mozart morre, Saliere sente-se culpado e sua raiva por Deus o dominou de tal ponto que ele chega a não crer mais no grande criador,