Ética e Moral
Ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem perante a sociedade. Ética é teórica e reflexiva, ou seja, universal.
Moral é um conjunto de regras aplicadas no dia a dia e usadas por cada cidadão. Através da moral é julgado o que é certo ou errado, moral ou imoral, bom ou mau. A moral é particular.
Na prática, a ética e a moral são bem parecidas. Ambas tem o papel de conduzir o homem perante a sociedade e determinar o seu caráter, e ensina a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
A diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade. Além disso, uma completa a outra, havendo um relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Para São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, incorpora-se a idéia de que a virtude se define a partir da relação com Deus e não com a sociedade. Deus é considerado o único mediador entre os indivíduos. As duas principais virtudes são a fé e a caridade.
Segundo Tomás de Aquino, a ética consiste em agir de acordo com a natureza racional. Todo o homem é dotado de livre-arbítrio, agindo intuitivamente e através da consciência. Para ele a ética é baseada na razão de Deus.
A moral segundo esse filósofo, é baseada no pensamento “faz o bem e evita o mal”.
Santo Agostinho defende a liberdade dos seres humanos, o livre-arbítrio. O livre-arbítrio nos leva ao pecado, ou para viver bem e de acordo com a lei de Deus. A ação humana deve ser julgada em relação à intenção que o guia: se a lei de Deus vai ser boa, se não, um pecado. Para ele, na moral o homem comete abuso do livre arbítrio, e é, portanto, responsável pelo pecado cometido.
As invasões bárbaras, o desaparecimento das instituições, e os