Ética e Moral
Uma vida feliz é vida ética ou vida moral? Justifique suas respostas.
A Ética pode ser considerada como um princípio que rege as regras de convivência em sociedade, e sua finalidade é a melhoria nas relações humanas, possibilitando assim o convívio pacífico de diferentes grupos. Essa pode ser a principal função da Ética, mas ela também está relacionada com o Meio Ambiente, a Religião, a Política, a Educação e muitos outros assuntos, ou seja, podemos definir a Ética como um conjunto de regras ou normas que norteiam um determinado tema.
A Moral é a aplicação prática dos princípios éticos e diferente da Ética, essa pode ser analisada individualmente. Importante lembrar que ambas tem caráter histórico e cultural, ou seja, não são rígidas e imutáveis, mudam de acordo com a região e a Época. A Moral tem por finalidade nortear o ser humano em seu convívio social, possibilitando assim o desenvolvimento da vida individual e social.
A Ética e a Moral complementam-se e não podem ser analisadas separadamente, uma depende da outra. A primeira como sendo um conjunto global, geral. E a segunda como aplicação, prática, individual. Portanto, para se ter uma vida feliz, devemos ser Éticos, perante a sociedade e Moral em nossa essência, em nossos atos.
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta