Ética e moral
Atualmente virou moda falar sobre ética. Fala-se sobre ética na política, ética no esporte, ética nas profissões e ética nas relações sociais, etc. Fala-se tanto, a ponto de banalizarem seus conceitos. Será que as pessoas realmente sabem o significado desse conceito tão essencial e tão complexo? Por isso vale a pena procurar entendê-lo. Sobre tal conceito podemos dizer que:
- Ética são valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
- A palavra vem do grego ETHOS, tal palavra significava morada, costumes, hábitos, e tudo aquilo que, direta ou indiretamente, estão ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.
- São conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social.
- São valores que definem o que: quero, posso e devo. Porque nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu quero!
Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. Assim sendo, fica