Ética e moral
Segundo o autor Leonardo Boff, a Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois, estão ancorados na nossa própria humanidade, já a moral é a forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra.
Há, portanto, muitas e diversas morais. A moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, já para a autora Terezinha Rios, a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Por isso a ética é um conjunto de princípios e disposições, cujo objetivo é marcar as ações humanas. Existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de tal modo que esta possa se tornar cada vez mais humana. Ela pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de atitudes do dia-a-dia.
Conforme os autores, a ética não se confunde com a moral. A moral regula os valores e os comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma tradição cultural etc. Tanto a ética, quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis, ou seja, é dinâmica, que se amplia e se adensa. Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral.
De acordo com os autores não é fácil para um professor ministrar uma disciplina de ética, não é fácil falar de ético no atual mundo em que vivemos. Agimos moralmente. Mas nem sempre fazemos uma reflexão ética. Nem sempre buscamos o real significado de nossas ações, de nossos valores. Nem sempre nos olhamos no espelho, nem sempre analisamos o nosso comportamento na nossa sociedade. E o pior, nem sempre pensamos que o nosso comportamento, reflete diretamente no outro.
Sendo assim, só existe ética, se existir o outro. Só podemos falar de ética no coletivo. E é isto que está faltando nas relações dos seres humanos. O ser humano não