Ética e Moral - Cod de Ética
O esforço da teorização no campo da ética confronta-se com a variação dos costumes.
Uma boa teoria ética deveria atender à pretensão de universalidade, e explicar as variações dos comportamentos, características das diferentes formações culturais e históricas.
A ética é conhecida por todos, mas não é fácil de explicar, quando alguém pergunta.
Tradicionalmente ela pode ser entendida como estudo ou uma reflexão, cientifica ou filosófica e eventualmente teológica sobre as ações humanas.
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos.
1 – Problemas gerais e fundamentais como: liberdade, consciência, bem e valor.
2 – Problemas específicos de aplicação concreta como: ética profissional, ética política, bioética e as leis.
Valor
Latim Valer - que tem o valor, frequentemente está vinculado à noção de preferência ou seleção. Ex: Dinheiro, Família, Brasil, Psicologia...
Moral
Moral consiste em questionar-se o que é correto ou incorreto.
A moralidade é um sistema de valores da qual resultam normas que são consideradas corretas por uma determinada sociedade.
Ética e Mora
Ética e moral não se diferenciam em nada, apenas a ética serve a um grupo determinado de pessoas, enquanto a cultura de uma nação, uma religião ou época.
Portanto, os problemas éticos como conflitos devem ser vivenciados individualmente, dependendo do indivíduo, da sua visão do mundo.
DO SIGILO PROFISSIONAL
Art. 21 - O sigilo protegerá o atendido em tudo aquilo que o Psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional.
Art. 22 - Somente o examinado poderá ser informado dos resultados dos exames, salvo nos casos previstos neste Código.
Art. 23 - Se o atendimento for realizado por Psicólogo vinculado a trabalho multiprofissional numa clínica, empresa ou instituição ou a pedido de outrem, só poderão ser dadas informações a quem as solicitou, a critério do profissional, dentro