Ética e Direito
A ética, assim como a sociedade e a cultura, está em constante evolução. Hoje o que é considerado ético para uma determinada sociedade, pode ter sido antiético a algumas décadas atrás.
Nas relações cotidianas surgem problemas de ordem ética e o Homem precisa de um mecanismo para solucioná-los. A formulação de juízo e a utilização de argumentos justificam a decisão tomada, em conjunto com os valores morais que estão no íntimo do individuo, assim como o comportamento prático, que faz o homem agir desta ou daquela maneira.
A ética é o modo de ser ou caráter, que um individuo adquire ao longo da vida.
O Direito caminha conforme a sociedade, tentando regulamentar o maior número de relações humanas possíveis, possibilitando a vida em sociedade. O Direito pode ser considerado um dos componentes da cultura, suas normas e regras direcionam o comportamento com seus padrões normativos, determinando a forma de ação ou relação social.
As leis são redigidas conforme o momento histórico vivido pela sociedade, ou seja, é elaborado com os valores ético-morais da sociedade no momento de sua elaboração. Por exemplo, a décadas atrás, no Brasil, o adultério era considerado crime punível com pena de detenção. Com o passar do tempo e com a mudança do pensamento da sociedade brasileira o crime caiu em desuso, não sendo aplicado, até que saiu do ordenamento jurídico.
As mudanças na sociedade e na cultura são geradas, também, pela globalização e pela expansão do capitalismo.
A globalização, que se configura como um projeto político que objetiva atingir a hegemonia do poder em termos mundiais, começou com o desenvolvimento dos meios de comunicação, diminuindo as distancias e aumentando a velocidade de propagação de notícias, auxiliando na expansão do capitalismo e suas políticas e características.
Em uma sociedade capitalista, sentimento de individuo é exaltado, incitando competição e gerando uma desigualdade social de grandes proporções. Essa