Ética e Direito Empresarial
Rafael Ruggiero
Ética e Direito Empresarial
- Resumo -
Prof. MS. Wagner A. Andrade Pereira
São Paulo
2014
ÉTICA E ÉTICA PROFISSIONAL
A ética é considerada pode ser considerada uma das três grandes áreas da filosofia, mas, mais especificamente, é o estudo da ação – da práxis. Ao lado do estudo sobre o "conhecimento" - como a ciência, ou a lógica - e do estudo sobre o "valor" - seja ele artístico, moral, ou científico - o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.
A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". A ética é, portanto o esforço intelectual do homem para encontrar o melhor modo de viver; a busca incessante do melhor estilo de vida a ser adotado, e sendo assim abrange diversas outras ciências, como a antropologia, a psicologia, a sociologia, a economia, a pedagogia e a política.
A ética pode ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Mas diferente da lei, porém, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
Filosoficamente falando, ética e moral são diferentes. A ética está associada aos fundamentos dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Quando falamos em Ética Profissional nos referimos ao conjunto de normas que formam a consciência e o linha de conduta de