Ética e direito aplicado à gestão
A ética na empresa deverá inicialmente ter a participação efetiva da alta direção que buscarão soluções para um mercado empresarial e seriam voltadas a assuntos como a não utilização de trabalho escravo, não ao trabalho infantil e inclusive ter ações efetivas na comunidade onde será executada a atividade, ter uma visão de desenvolvimento sustentável, não apenas para divulgação da marca da empresa, acompanhar os requisitos legais aplicáveis a organização e finalmente divulgar para as partes interessadas que são as comunidades, os clientes, os empregados e fornecedores.
Em fim, a empresa define como quer chegar e o que fará para isso se torne realidade e depois destas definições, buscará o fortalecimento a através de regras, sensibilização, conscientização e engajamento de forma espontânea já que pode gerar integração entre os empregados e de todos que farão parte do processo, mantendo assim o crescimento e valorização do serviço ou produto no mercado de trabalho.
Agir corretamente hoje é fundamental para quem deseja uma carreira longa e respeitada. Atualmente, á atitude dos profissionais em relação ás questões éticas pode ser a diferença entre o sucesso e o seu fracasso.
Referências Bibliográficas SILVA, Paulo Soares da. A ética, a gestão e o direito empresarial. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 72, jan 2010. Disponível