ÉTICA E DEONTOLOGIA DO AUDITOR
Trata-se de um trabalho de investigação sobre a Ética e deontologia do auditor e outros temas.
A ética e deontologia do auditor é um tema que preocupa atualmente os profissionais do remo, tendo em conta os escândalos verificados nos últimos tempos envolvendo profissionais de auditoria.
Escrever sobre esse conjunto de temática não é uma tarefa tao fácil, tendo em conta a complexidade e a vastidão de cada um. Mas de qualquer forma fiz o possível para colocar o mínimo que contribuiria não só pra min mas também para outros estudantes do ramo. Apresentamos neste trabalho; A origem e evolução histórica da Auditoria; a Ética e deontologia profissional do auditor, objetivo do controlo interno, componentes do controlo interno bem como a sua limitação.
ORIGEM E EVOLUÇAO HISTÓRICA DA AUDITORIA
Etimologicamente a palavra Auditoria tem a sua origem do Verbo latino audire, que significa “ouvir” culminou com a criação da palavra auditoria (do latim auditore) como sendo aquele que ouve, ou seja, o ouvinte. Isto pelo facto, de nos primórdios da auditoria os auditores tirarem as suas conclusões que verbalmente eram lhes transmitidas.
Muitos apontam que a auditoria externa surgiu como um foco de evolução do capitalismo, sendo que no princípio as empresas eram exclusivamente fechadas e a participação no seu capital era exclusiva de um grupo familiar. A revolução industrial, operada na segunda metade do seculo XVIII, imprimiu novas diretrizes às técnicas contabilísticas e especialmente as de auditoria, visando atender às necessidades criadas com o aparecimento de grandes empresas. Como consequência as demonstrações contabilísticas passaram a ter uma grande importância para os futuros investidores, com medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações. Estes passaram a exigir que as demonstrações financeiras fossem examinadas por um profissional independente da empresa, surgindo então a profissão do auditor.
Segundo vários autores há