Ética e competência
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – FAED
DIREÇÃO ASSISTENTE DE PESQUISA E EXTENSÃO – DAPE
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
ELIZABETH HAHN
TUTOR: LUIS JOÃO
ARTIGO
ÉTICA E COMPETÊNCIA
FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SABER FAZER BEM
JOINVILLE, JUNHO DE 2002.
JUSTIFICATIVA
O objetivo deste trabalho, que foi escrito em forma de artigo, é refletir criticamente sobre a postura ética do gestor e sua relação com a competência para administrar democraticamente o espaço escolar.
ARTIGO
ÉTICA E COMPETÊNCIA FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SABER FAZER BEM
Ética e competência – que ferramentas são estas, tão importantes para a administração eficaz e com qualidade?
Vamos iniciar pela ética, que é o desejo desvelado nas escolhas que fazemos. É o posicionamento frente à vida, é a liberdade de seguir este ou aquele caminho.
É a opção por um viver consciente, que inclui o respeito, o dever e a responsabilidade por aquilo que acreditamos.
Ética é postura, é comprometimento.
Quando um gestor, um profissional possui ética, que pode ser considerado um valor, está no caminho da construção de um trabalho competente.
Porquê? Um profissional comprometido, que se identifica com o seu trabalho, possui as qualificações primeiras para ser um gestor capaz de transformar a prática pedagógica em uma dimensão democrática.
Na prática pedagógica, Palácios, citado por Suzana Sedrez, distingue de forma clara e inequívoca, dois tipos de gestor: os que ‘CUMPREM’ e os que ‘TRANSFORMAM’.
Quanto aos que ‘CUMPREM’: (...) os que aceitam a escola tal qual ela é, contentando-se com o cumprimento da mera transmissão dos conteúdos e idéias determinados por outrem, sem preocupação com os outros aspectos envolvidos no ato educativo.” (Palácios, 1979.p.1).
Quanto