Ética e Cidadania
Marcio José dos Santos
Ética profissional na área de projetos de construção civil
Nova Aurora - PR
2014
O homem vive numa sociedade onde ninguém é igual a ninguém, onde todos convivem com todos, e para que essa convivência seja possível, alguns princípios são necessários para garantir a ordem. Neste contesto surge à ética. Ela existe em todas as sociedades desde os primórdios da humanidade, sendo definida como conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que regem a convivência de uma sociedade, servindo de norma para as ações de um grupo de indivíduos.
No contesto profissional da área de projetos de construção civil, ela esta diretamente associada aos deveres e aplicações de cada profissional ligado ao projeto, seja ele uma obra, reforma ou implantação, devendo adequar-se a tudo ou em todas as formas de aplicação, inovação, qualidade, controle de custos, segurança dos subordinados, satisfação do cliente e superiores, sem esquecer o cuidado com a questão ambiental.
Esse profissional precisa ter um domínio técnico amplo das várias especialidades que compõe uma edificação, deve conhecer as tecnologias mais usadas no segmento de construção em que atuará, seja no estilo popular, comercial ou de alto padrão. Precisa saber interpretar os diversos projetos de um empreendimento e identificar as implicações no orçamento, na execução, no cronograma, etc. "Não basta ler superficialmente os desenhos, é preciso saber o que há em suas entrelinhas", reforça; Renato Faria da Revista Téchne. Sendo assim, o profissional de projetos da construção civil deve saber distinguir as possíveis fontes de erros e solucionar esses problemas. Não inventar coisas a mais, visando o benefício próprio e nem deixar outras para trás. Apenas o suficiente para reparar