Ética e cidadania na educação especial
Este trabalho tem como desafio salientar a importância da ética e da cidadania na Educação Especial.
Queremos mostrar a importância de ampliar os horizontes do conhecimento da capacidade e do potencial da criança especial, que vai muito além de seu diagnóstico e da sua deficiência.
O que são valores? Onde está a ética do ser humano ao lidar com o diferente? Como conviver em harmonia com as diferenças?
Essas são questões que serão abordadas o decorrer desse trabalho, visando mostrar que tanto a família, como a comunidade, a sociedade e o Estado, todos, somos agentes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dessas crianças, quer seja intelectual, social ou emocionalmente.
O Brasil passou por um longo trajeto para tratar o assunto com seriedade e, embora percebemos avanços consideráveis, muito há que ser feito a respeito.
I - ÉTICA E CIDADANIA
A ética, segundo o dicionário da língua portuguesa, é a parte da filosofia que trata da conduta humana sob o ponto de vista do bem e do mal.
A filosofia surgiu na Grécia e sua etimologia vem de philos (amor, amizade) + sophia (sabedoria).
Seria impossível determinar o exato momento de sua criação, embora haja a divisão do período pré-socrático, onde havia o extremo uso da dialética, do sofismo, e com pouco raciocínio, baseando-se na especulação; o período socrático, com o destaque para as questões morais; o período áureo em Atenas, com destaque a Aristóteles e Platão, grandes teóricos sobre o Estado e o período Helênico.
Segundo Marcon José Pimentel Pequeno, em seu artigo ‘Ética e cidadania”, a ética é a morada do homem, diziam os primeiros filósofos gregos no século VI a. C. Ética vem do grego ethos que significa "modo de ser" ou "caráter". Portando, os filósofos gregos buscavam a melhor forma de viver e conviver tanto na esfera pública quanto na esfera privada. A principal conclusão