Ética e Administração
Neste trabalho explana-se sobre as características do trabalho na atualidade, usando como matéria-prima as experiências vividas pela personagem central do filme “Amor sem escalas” (2009), verificando as transformações no perfil do trabalhador frente às intensas exigências das organizações o que faz com que o foco principal de vida das pessoas seja voltado em primeiro lugar para a vida profissional, deixando em segundo plano aspectos da vida pessoal.
Discute-se também sobre as questões éticas inerentes a esses comportamentos, num panorama em que o profissional adota, muita vezes, práticas cruéis que lhe são impostas, não percebendo que isto traz à sua vida cultura ao individualismo, desumanização e perda de identidade.
SUMÁRIO
1. Introdução (Ética e Administração)
"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)
As empresas, conhecidas também como organizações necessitam de pessoas contratadas para dar seguimento aos seus processos a que se destinam e alcançar seus objetivos. É unindo as forças individuais com objetivos comuns que as organizações conseguem produzir e se solidificar.
Considerando que as empresas são feitas de pessoas, tem-se que para um bom desenvolvimento do convívio social, condutas morais e princípios éticos são necessários, levando naturalmente a relações