Ética, a base de sustentação dos negócios
A base de uma ação responsável é sempre agir corretamente; tendo essa certeza procura-se sempre agir com ética.
Mas afinal o que é ter ética, e como aplicá-la nos negócios.
Procuramos entender melhor como definir o que é ser ético, como agir sempre a favor do principio da moralidade, buscamos aprofundar os estudos para conhecermos mais sobre o tema, e compreendermos esse assunto que gera inúmeras discussões, pois, o conceito de ética tem muitas formas de compreensão.
Hoje em dia a política é uma das melhores áreas para se discutir sendo relacionada com a ética. Atualmente, ouve se falar tanto em corrupção, que podemos ver a grande necessidade de nos diferenciarmos desses corruptos que acabam com a reputação do nosso país. Mas como isso é possível? E como aplicá-la também nos negócios?
Não importa o ramo, mas qualquer empresa que esteja focada em produtividade e lucros tem que tomar as devidas precauções, para agir sem ética, pois sabemos que a competitividade dentro ou fora da empresa pode fazer com que os colaboradores passem por cima do seu ideal de moralidade e aja de forma duvidosa.
A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática de valores com integridade, honestidade e transparência. Esses valores atribuídos a empresa na realidade torna-se essencial para seus criadores e representantes.
Para ser um bom administrador deve se agir sempre no principio da ética estabelecida pele empresa e sua própria consciência pois, muitas vazes aparecerão no meio de trabalho, pessoas com más condutas, oferecendo vantagem para ganhar um contrato de fornecimento, um bônus. Com isso o colaborador deve agir com total clareza, não se deixando levar pela ganância, mas sim agir de acordo com o que for melhor para a empresa que representa.
Sabemos que as pessoas que possuem um comportamento duvidoso na área empresarial ou também pessoal, não são pessoas que devemos ter por perto como parceiros nos negócios, pois para