Ética & Violência
Unidade Tremembé
Ensino Médio
Filosofia
Ética & Violência
Professora: Isabel
Nome: Rapha Zucchi Nº: Série: 2° C
O homem, no decorrer da história, organizou sua vida em grupo, passando a viver em sociedade. Á partir desta organização surge comportamentos socialmente estabelecidos, várias formas de relações e organizações sociais com maneiras de agir, pensar e sentir que se tornam uma imposição obrigatória aos indivíduos.
Porém, no mundo atual vivemos numa sociedade que não respeita as individualidades alheias, onde a competição é a força que leva os indivíduos a agirem uns contra os outros na busca da satisfação dos desejos particulares e nos torna individualistas. Essa relação se caracteriza por grandes tensões sociais surgindo assim os conflitos. A incapacidade de pensar do ponto de vista do outro dá origem a toda as formas de rivalidade, discussão, disputa e violência. Comportamentos que fogem ao conceito da ética.
O que é ética?...
Crise de valores, necessidade de ética, como se a ética estivesse sempre pronta e disponível em algum lugar, é como se nós a perdêssemos sempre, devendo sempre reencontrá-la. É como se a ética fosse uma coisa que se ganha, guarda se perde e acha, e não a ação consciente e livre que se faz a medida que agimos e que existe somente por nossas ações.
Ética é:
1) Tudo o que age usando a força para ir contra a natureza de algum ser
2) Todo ato de força contra a espontaneidade, a vontade e a liberdade de alguém
3) Todo ato de violação da natureza de alguém ou de alguma coisa valorizada positivamente pôr uma sociedade
4) Todo ato de transgressão contra o que alguém ou uma sociedade define como justo e como um direito.
5) Consequentemente, violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico e/ou psíquico contra alguém, definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e o terror. A violência se opõe à ética porque trata