Ética, valores e moral
A Ética é uma área da filosofia que se dedica à reflexão sobre a ação humana na sociedade, tudo o que diz respeito ao bem, ao mal, à virtude e à justiça, entre outros valores. A ética também está relacionada com a honestidade e a atitude de ter coragem para assumir os nossos erros e decisões, ser tolerante e flexível e ser humilde. Considera-se também que a ética pode dizer respeito à atitude de questionar os valores e a moral.
A função da ética é promover a prática dos valores estabelecidos pela moral, os quais têm como fim a felicidade humana.
A moral é o conjunto de princípios adquiridos através educação ao longo do tempo por uma sociedade. Todo o ser humano a possui e por isso é que nós somos capazes de distinguir o bem do mal e o correto do incorreto.
Os valores são os critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas e que justificam as nossas ações, tornando umas mais preferíveis do que outras. Isto pode-se explicar da seguinte forma: por exemplo, se a humildade for um dos meus valores, quando eu vir uma pessoa humilde e outra pessoa menos humilde, eu irei valorizar a pessoa humilde, preferindo-a por exemplo a nível social.
Os valores orientam a nossa atitude, pois é com base neles que decidimos como agir perante as diferentes situações que a vida nos coloca.
Estas três definições estão interligadas. A moral diz respeito a situações particulares, normalmente com uma forte conexão religiosa e com valores e crenças associadas a ela. Assim sendo, varia por exemplo em função das épocas, das religiões ou das crenças.
Exemplo: Ter um único companheiro num casamento é um valor moral pré-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar noutras sociedades. Há alguns países em que a poligamia é algo normal.
A Ética, pelo contrário, diz respeito a um “código de justiça” que deve ser seguido, independentemente das noções contextuais do que é certo ou do que é errado.
Exemplo: Alguém deixou cair alguma coisa no chão sem se aperceber,